
Por que as varizes pioram no verão?
As altas temperaturas do verão tornam os sintomas das varizes ainda mais presentes nesta época do ano. Por isso, o verão pode agravar o quadro e os sintomas, como dores, ardência e inchaço. A venodilatação (dilatação dos vasos) ocorre por que há dificuldade do retorno venoso e a sensação de peso, cansaço e coceira são frequentes. Há ainda o desconforto estético de exibir pernas com varizes no verão – as telangiectasias. Por isso, as semanas antes do verão são ideais para cuidar dos vasinhos.
De acordo com a Dra. Andréia Freitas (CRM 18725 – RQE 12395), cirurgiã vascular da Clínica Harmoniza, há alguns cuidados que podem ser tomados para reduzir o desconforto, como alimentação leve e com pouco sal, beber bastante água, fazer exercícios físicos, evitar longos períodos em pé ou sentado e manter a saúde vascular em dia. Varizes e vasinhos não são apenas um problema estético, fazem parte da insuficiência venosa crônica, doença que se não tratada de maneira adequada leva ao aparecimento de deformidades e úlceras. Quanto mais precoce ocorrer o tratamento, mais rápida a recuperação e menor o prejuízo para sua saúde.
Tratamentos
Os tratamentos podem ser realizados nos meses de maior calor, mas o ideal é evitar a exposição ao sol por 2 a 4 semanas. Cada local de punção (ou injeção) pode formar hematoma, que resulta do extravasamento de sangue dos vasos. A absorção do hematoma ocorre a partir da degradação dos componentes das células do sangue, o que resulta num pigmento conhecido como hemossiderina, que ao ficar armazenado, pode gerar manchas castanhas, que cedem espontaneamente na maioria dos pacientes.
As causas que desencadeiam os vasinhos são principalmente genéticas. Cerca de 70% das pessoas atendidas nos consultórios têm pai ou mãe com varizes. E as pacientes que têm a herança dos dois, pai e mãe, apresentam o dobro de chance de desenvolver o problema do que quem não tem pais com essa característica. No entanto, além do fator genético algumas situações aumentam as chances dos vasinhos aparecerem, como a gravidez.
Abaixo listamos algumas dicas para evitar o surgimento das varizes no verão:
- Pratique atividades físicas;
- Coma de forma saudável;
- Evite fumar;
- Use com menor frequência o salto alto;
- O uso prolongado de anticoncepcional também pode causar varizes;
- Posicione as pernas acima do nível do coração por 15 minutos por dia, isso ajuda a prevenir o aparecimento de varizes;
- Use meias de compressão;
- Não fique muito tempo na mesma posição.
Precisa de tratamento para vasinhos em Florianópolis?
A Dra. Andréia Freitas (CRM 18725 – RQE 12395) é cirurgiã vascular em Florianópolis e pode ajudar você! Marque uma consulta ligando para (48) 3365-4239 ou (48) 9 9191-0935.
Deixe seu comentário: