
É possível fazer o tratamento de varizes em casa?
Apesar do problema parecer pequeno, as telangiectasias, popularmente conhecidas como “vasinhos”, fazem parte de uma doença crônica e que não tem cura: a insuficiência venosa. No longo prazo, se não tratada, pode evoluir e causar deformidades e úlceras, além de reduzir a qualidade de vida e se tornar uma “porta aberta” para infecções.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) 38% dos adultos convivem com as varizes. No público feminino, o número é ainda maior: 45% apresentam a condição.
As causas são várias: genética, hormônios, obesidade, gestações, sedentarismo, altura e sexo. Ou seja, assim como as causas variam, os tratamentos também podem variar. Quem vai indicar para você o melhor tratamento, e se ele é necessário, é uma cirurgiã vascular. De acordo com a Doutora Andréia Freitas (CRM 18725 – RQE 17596), cirurgiã vascular da Clínica Harmoniza,a consulta serve para que o médico avalie com calma e critério o seu problema de saúde. Cada paciente é único e o tratamento é personalizado, respeita o estilo de vida, a preferência e as necessidades de cada um.
Mas existe algum tipo de tratamento de varizes caseiro?
Importante lembrar que os vasinhos podem gerar complicações, como trombose e úlceras, além de dores e inchaço. Em alguns casos de varizes, medicamentos podem ser prescritos. Se o paciente tem sintomas como dores, sensação de peso nas pernas, cansaço e edema os medicamentos se mostraram eficazes na redução do desconforto.
Mas atenção: os medicamentos não reduzem as varizes e nem impedem a progressão da doença. Eles são aliados no alívio dos sintomas. Os mais recentes estudos relacionam os flebotônicos a menor incidência de complicações após procedimentos como escleroterapia com glicose e com espuma, por reduzirem o depósito de hemossiderina (produto do metabolismo do ferro no sangue) e a migração dos leucócitos. Isso faz com diminua a resposta inflamatória após procedimentos.
Ou seja, o que os remédios fazem é melhorar os sintomas das varizes. E, alguns deles, estabilizam a parede da veia, prevenindo quadros de flebite (processo inflamatório). Já os cremes para varizes podem ter diversas funções, como hidratante ou cicatrizante. Todos têm algo em comum: eles refrescam a perna, proporcionando sensação de alívio e descanso, mas também não tratam as varizes.
Procure ajuda profissional
O paciente que procura um profissional não médico para aplicação nas pernas corre riscos de sofrer consequências sérias. Para esse tratamento, é preciso mais que uma avaliação superficial. De acordo com a SBACV as varizes e vasinhos não podem ser avaliados como um problema somente estético. É um tratamento invasivo e muito delicado para ser efetuado em qualquer ambiente e por quem não estudou o sistema vascular. A doença varicosa pode desencadear desdobramentos e até a perda de membros se não for adequadamente tratada. É importante realizar exames de imagem, como o Ecodoppler, para verificar o seu grau, e considerar todas as condições físicas, metabólicas e cardiovasculares do paciente. E isso só pode ser realizado por médicos especializados, como uma cirurgiã vascular.
Tratamento de varizes em Florianópolis?
A Dra. Andréia Freitas (CRM 18725 – RQE 12395) é cirurgiã vascular em Florianópolis e pode ajudar você! Marque uma consulta ligando para (48) 3365-4239 ou (48) 9 9191-0935.
Leia mais:
Deixe seu comentário: