
Ninfoplastia: entenda a cirurgia íntima feminina
Prática que vem sendo realizada cada vez mais por muitas mulheres, a ninfoplastia (também chamada de labioplastia) ajuda a elevar a autoestima da mulher e a reparar diferentes formatos do órgão sexual feminino. Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, o Brasil já ultrapassou os Estados Unidos e assumiu a liderança mundial em cirurgias de rejuvenescimento vaginal. Ela já é também a cirurgia mais feita no país, superando o clássico silicone nos seios.
A cirurgia tem como objetivo reduzir os chamados pequenos lábios da região vaginal. Os pequenos lábios são localizados na parte interna da genitália feminina. Eles ficam logo após os grandes lábios (que é a estrutura maior em volta da vagina), envolvendo todo o orifício vaginal. Entre as reclamações mais comuns das mulheres que optam por esta cirurgia estão: interferência no ato sexual, não poder usar roupas justas, aspecto inestético da genitália e higiene pessoal prejudicada.
O órgão genital feminino é composto por quatro elementos principais: clitóris, monte pubiano (ou monte de vênus), pequenos lábios e grandes lábios vaginais. Tanto os pequenos quanto os grandes lábios podem estar hipertrofiados ou aumentados de tamanho. As alterações mais conhecidas são aquelas que acontecem devido aos atritos. Uma mulher que pratica ciclismo ou hipismo, com o tempo, pode perceber que seus pequenos lábios se alargaram. Entretanto, em certos quadros, podem ser congênitos, surgirem na adolescência, às vezes por causa do uso de anabolizantes, e na fase adulta durante a pós-gestação.
Como é realizada a ninfoplastia?
Antes de fazer o procedimento cirúrgico para redução dos pequenos lábios é preciso que a mulher passe por uma avaliação de um cirurgião plástico para ver se o tamanho realmente é anormal. Mulheres que se sentem desconfortáveis por ter os pequenos lábios vaginais maiores do que os grandes lábios são as mais indicadas para se submeter à cirurgia.
Geralmente o procedimento cirúrgico da ninfoplastia dura de 40 minutos à uma hora. Na forma tradicional, consiste em uma cirurgia simples realizada com anestesia local ou peridural. Durante o procedimento, o médico corta parte dos lábios e reconstrói as estruturas, para que não fiquem cicatrizes evidentes. A sutura dessa cicatriz é realizada com fios absorvíveis, que se dissolvem ao longo do tempo e são absorvidos pelo organismo. Por isso não há a necessidade da retirada dos pontos posteriormente. Em geral, a mulher fica apenas uma noite internada, recebendo alta no dia seguinte.
Como é a recuperação?
O pós-operatório da ninfoplastia é tranquilo, mas apresenta algum inchaço na região. Por isso, os médicos recomendam que a paciente fique em casa, evitando ir trabalhar nos primeiros cinco dias depois do procedimento.
Durante o período pós-operatório é preciso tomar antibióticos e analgésicos. Para diminuir o inchaço, deve-se fazer compressas frias. O ideal é usar uma ducha para fazer a higiene. Além disso, é preciso evitar calças, bermudas e shorts muito justos, banho de mar ou piscina por 21 dias. É necessário esperar 30 dias para voltar a ter relações sexuais.
Importante ressaltar que a cirurgia para diminuir os pequenos lábios vaginais não afeta uma possível gravidez e também não interfere na sensibilidade da vagina. Isso porque a sensibilidade é localizada no clitóris e durante a cirurgia não há nenhuma manipulação ou corte nesta região.
Benefícios da ninfoplastia
- Melhora psicológica: o desconforto por ter pequenos lábios maiores que o habitual é mais psicológico do que físico. Muitas mulheres se sentem mal por terem essa parte maior que o habitual. Isso pode até mesmo influenciar na hora de manter relações sexuais e as tornar mais acuadas e com vergonha do próprio corpo. A cirurgia de redução dos pequenos lábios auxilia nessa volta da autoconfiança e da autoestima;
- Menos infecções: algumas vezes os pequenos lábios em um maior volume podem propiciar o acúmulo de secreções da urina. Diante da dificuldade da higienização daquela região que a mulher tem, esse acúmulo pode levar a infecções e até a doenças mais sérias como a candidíase. Por isso, muitas optam por realizar a redução dos pequenos lábios para evitar esse tipo de desconforto;
- Melhor desempenho sexual: quando o tamanho dos pequenos lábios é maior que o normal, as mulheres podem sentir dores ao terem relações sexuais, o que pode comprometer bastante seu desempenho. Além das dores, há o relato também de constrangimento perante o parceiro, o que pode comprometer o prazer. Por isso, depois da ninfoplastia é comum ouvir relatos de mulheres que tiveram sua vida sexual melhorada;
- Sensibilidade: inchaço e roxidão são normais nos primeiros dias, mas eles costumam sumir dentro de 15 dias. Lembrando que cada paciente tem um organismo e reage de uma forma específica aos procedimentos, então é importante seguir as orientações médicas com rigor. A região pode ter diminuição da sensibilidade após a cirurgia, mas a sensibilidade retorna após a cicatrização (30 dias). Portanto, a sensibilidade durante a relação sexual não será alterada. Algumas pacientes ainda relatam aumento da sensibilidade, mas não se sabe se existe algum fator psicológico para essa sensação.
Deixe seu comentário: