
Mastopexia: saiba o que é e tire suas dúvidas
Mais conhecida como cirurgia de lifting de mama, a mastopexia é uma cirurgia que retira o excesso de pele, deixa as mamas mais firmes, elevadas e uniformes. Ela reposiciona a aréola e o tecido mamário, eliminando o aspecto de flacidez das mamas. A mastopexia remove o excesso de pele e comprime o tecido para compor o novo contorno da mama. De acordo com o Doutor Leandro Tomita (CRM 12154 RQE 16316), cirurgião plástico em Florianópolis da Clínica Harmoniza, na mastopexia podemos associar a diminuição ou aumento das mamas. Neste artigo, vamos explicar o que é, para que serve e como funciona a mastopexia.
O que é a mastopexia?
Muitos fatores podem alterar a elasticidade e a firmeza das mamas. Entre eles estão a gravidez, a amamentação, as oscilações de peso, o envelhecimento, a gravidade e a hereditariedade. Com o tempo, a aréola pode se tornar alargada, problema que pode ser corrigido com a mastopexia.
O procedimento cirúrgico pode ter um caráter rejuvenescedor, já que o perfil conseguido no pós-operatório é o de uma mama jovem e firme.
Diferenças da mastopexia para a mamoplastia de aumento/silicone
A mastopexia de forma isolada, não altera significativamente, o tamanho dos seios ou preenche a parte de cima da mama (colo). Ou seja, a cirurgia corrige a flacidez das mamas reposicionando a aréola e o tecido mamário.
Se o objetivo, além de elevar, é também aumentar o volume das mamas, deve-se considerar a associação da mastopexia com inclusão de próteses. Se desejar seios menores, considere a combinação de elevação e cirurgia de redução das mamas.
Na mastopexia com uso de próteses, a inclusão da prótese é realizada em conjunto com a elevação das mamas. Neste caso, são feitas a correção da flacidez, a retirada do excesso de pele e a colocação de uma prótese de silicone. Em raros casos, dependendo de seus objetivos e do grau de flacidez, pode ser mais seguro dividir os procedimentos para um melhor resultado.
Mas não se esqueça: um cirurgião plástico capacitado deve sempre ser consultado antes de você tomar qualquer decisão.
Como é feita a mastopexia?
A técnica adequada de mastopexia será determinada com base nas seguintes características: tamanho e forma da mama, tamanho e posição de suas aréolas, grau de flacidez da mama e qualidade e elasticidade da pele.
O cirurgião seguirá as seguintes etapas na cirurgia:
Etapa 1 – Anestesia: medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. Seu médico provavelmente irá recomendar anestesia geral.
Etapa 2 – Incisão: os cortes serão feitos ao redor da aréola e em áreas previamente demarcadas na mama, o cirurgião discutirá com você as vantagens e as desvantagens de cada técnica cirúrgica.
Etapa 3 – Remodelando os seus seios: após as incisões, o tecido mamário subjacente é remodelado para melhorar a firmeza e o contorno da mama. Depois, o mamilo e a aréola são reposicionados. Caso seja necessário, as aréolas podem ser reduzidas. Assim, a pele em excesso é removida.
Etapa 4 – Fechando as incisões: após a retirada do excesso de pele, as incisões são fechadas. Algumas linhas de incisão são camufladas nos contornos naturais da mama, mas outras podem ser visíveis na superfície da mama. As suturas são feitas em diversas camadas, dos tecidos mais profundos até a pele.
Etapa 5 – Resultados: por fim, os resultados são visíveis após a redução do edema. Geralmente utilizamos cola cirúrgica na incisão, que será retirada em 21 dias. Assim, com o tempo, o inchaço pós-cirúrgico diminuirá e as cicatrizes ficarão mais discretas.
Cuidados pós-operatório
Os cuidados no pós-operatório serão indicados pelo seu cirurgião plástico. Mas, em geral, as recomendações para uma recuperação rápida e saudável são:
– Retirar a cola cirúrgica após 21 dias após a cirurgia;
– Usamos pontos absorvíveis, não precisa retirar pontos;
– Usar o soutien cirúrgico por 30 a 60 dias;
– Evitar esforços, carregar peso e praticar exercícios físicos leves por 30 dias
– Após 60 dias exercícios mais pesados são liberados.
Quer fazer cirurgia plástica em Florianópolis?
O Doutor Leandro Tomita (CRM 12154 RQE 16316) é cirurgião plástico em Florianópolis e pode ajudar você! Marque uma consulta ligando para (48) 3365-4239 ou (48) 9 9191-0935.
Deixe seu comentário: