
As muitas funções do laser: rejuvenescimento, depilação, cicatrizes e estrias
Você sabia que o laser pode ser aplicado para diferentes funções? Isso mesmo! Ele serve para quem quer fazer procedimentos de rejuvenescimento, para depilação, para tratar melanoses solares, rosácea, cicatrizes e estrias.
Quer saber mais? A Doutora Camila Nemoto, dermatologista em Florianópolis da Clínica Harmoniza, explica de que forma o laser pode contribuir para tratar estes problemas.
Rejuvenescimento
A luz intensa pulsada promove o rejuvenescimento da pele por proporcionar aumento na espessura, estimular a produção e reorganizar uniformemente as fibras colágenas e elásticas (responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele). Além disso, aumenta a atividade dos fibroblastos (células da derme responsáveis pela secreção das fibras de elastina e de colágeno). A aplicação da luz pulsada na pele envelhecida provoca a redução dos microvasos, rubor e vermelhidão. Também proporciona a melhora da aparência de rugas finas e grossas, da textura e aspereza da pele, na redução do tamanho de poros e na secreção de sebo, na elasticidade, na redução da elastose e na diminuição de ceratoses actínicas e manchas.
Depilação
Diga adeus àqueles pelinhos que tanto te incomodam. A depilação a laser serve tanto para fins estéticos, para quem quer se livrar dos pelos, quanto para quem tem problemas de pelos encravados, como em casos de pseudofoliculite. A depilação a laser é eficaz em quase todas as áreas corporais, sendo que vários tipos de laser e luz intensa pulsada podem ser usados para obter resultados prolongados. Durante a aplicação, a energia emitida pelo aparelho é atraída pela pigmentação (melanina) do folículo piloso. Isso leva ao enfraquecimento e destruição do pelo. Dependendo da área tratada, o procedimento pode durar apenas alguns minutos. O número de sessões dependerá da área tratada, da densidade dos pelos e do ciclo de crescimento.
Cicatrizes
Os tratamentos com laser empregam a luz de alta energia para tratar as cicatrizes em geral e trazem bons resultados. Dependendo do tipo de cicatriz, são indicados aparelhos que promovem formação de colágeno, ou que promovem um “lixamento” da pele e podem deixar as cicatrizes quase imperceptíveis.
Estrias
Tanto as estrias “vermelhas” quanto as “brancas” podem ser melhoradas com o uso dos lasers, principalmente os fracionados ablativos e não ablativos. As lesões antigas, largas e “brancas” são as mais difíceis de serem tratadas, mas é possível atenuá-las também com laser. Como resultado do estímulo da produção de colágeno provocada pelo laser as estrias podem ficar mais finas, menos evidentes e, em alguns casos, até desaparecer por completo.
Rosácea
A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica, com remissões e exarcebações que atinge especialmente a região do rosto. Ela ocorre principalmente entre adultos de 30 a 50 anos. A luz pulsada é um bom tratamento para a rosácea, que deve ser avaliada por uma dermatologista, já que a pele fica extremamente sensível. A luz pulsada remove os vasos dilatados da pele, diminui a vermelhidão e a sensibilidade acentuada. O número de sessões varia conforme o caso.
Melanoses solares
Essas manchas escuras, arredondadas, localizadas normalmente em áreas expostas ao sol (mãos, antebraços, face e colo) podem ser tratadas com luz intensa pulsada ou com uma variedade de lasers ablativos (causam pequenas lesões na pele) ou não ablativos. Assim, em geral são necessárias de 3 a 5 sessões com intervalos de um mês cada.
Está procurando por tratamento com laser em Florianópolis?
A dermatologista Dra. Camila Nemoto (CRM 15880 RQE 12052) pode te ajudar. Marque uma consulta ligando para (48) 3365-4239 ou (48) 9 9191-0935.
Leia mais:
Botox: 6 mitos e verdades sobre a toxina botulínica
Bigode chinês: como tratar e amenizar esse problema?
O que são essas “verrugas” no pescoço? Saiba como tratar os acrocórdons!
Deixe seu comentário: