
Fototipos de pele: identifique o seu e saiba como cuidar da sua pele
A cor da pele de uma pessoa é determinada por diversos fatores. A pigmentação constitutiva da pele é herdada geneticamente por meio da melanina, sem interferência da radiação solar. Já a cor facultativa da pele é reversível e pode ser induzida, pois ela resulta da exposição solar. Quanto mais melanina a pele possui, mais resistente ela é à radiação ultravioleta. Por isso, pessoas de pele muito clara se queimam facilmente quando se expõem ao sol sem proteção, enquanto pessoas de pele muito escura podem se expor ao sol por longos períodos sem se queimar. Os diferentes fototipos de pele são classificados em seis níveis, de acordo com a Classificação de Fitzpatrick.
Criada em 1976 pelo dermatologista norte-americano Thomas B. Fitzpatrick, diretor do departamento de Dermatologia da Escola de Medicina de Harvard, a classificação é feita a partir da capacidade de cada pessoa em se bronzear, assim como, sensibilidade e vermelhidão quando exposta ao sol. Essa é a forma mais usada em todo o mundo e também pela SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) para diferenciar os tons de pele, indicar tratamentos e cuidados específicos para cada pessoa.
Antes de tudo é importante lembrar que, independente do fototipo, todas as pessoas devem se proteger da incidência dos raios de sol, com protetor solar e com proteção física (chapéu, óculos, barracas e roupas com UVA e UVB). Além dos cuidados com a pele, os fototipos também são importantes para indicar riscos a melanomas e câncer de pele de diferentes tipos. Por isso, fique atento e, caso necessário, procure um médico!
Os seis fototipos de pele são:
- Pele branca. Sempre queima – nunca bronzeia – muito sensível ao sol;
- Pele branca. Sempre queima – bronzeia muito pouco – sensível ao sol;
- Pele morena clara. Queima (moderadamente) – bronzeia (moderadamente) – sensibilidade normal ao sol;
- Pele morena moderada. Queima (pouco) – sempre bronzeia – sensibilidade normal ao sol;
- Pele morena escura. Queima (raramente) – sempre bronzeia – pouco sensível ao sol;
- Pele negra. Nunca queima – totalmente pigmentada – insensível ao sol.
Vamos conhecer melhor cada um desses fototipos?
1 – Pele branca. Sempre queima – nunca bronzeia – muito sensível ao sol;
Pessoas com esse fototipo têm pele extremamente sensível ao sol, caracterizada por pele clara e, muitas vezes, com sardas. Pessoas com cabelos loiros ou ruivos, com olhos azuis ou verdes têm esse fototipo. Como essas pessoas sempre se queimam e nunca se bronzeiam em exposição ao sol é fundamental usar protetor solar com FPS 50 e usar barreiras físicas de proteção ao sol.
2 – Pele branca. Sempre queima – bronzeia muito pouco – sensível ao sol;
Esse tipo de pele também é sensível ao sol e a indicação é de proteção solar FPS 50. Pessoas de cabelo loiro ou castanho claro e que ficam com sardas após tomar sol geralmente têm esse fototipo – além dos olhos claros. Este tipo cutâneo tem semelhanças com o primeiro, mas raramente se bronzeia (às vezes muito lentamente) e queima muito facilmente.
3 – Pele morena clara. Queima (moderadamente) – bronzeia (moderadamente) – sensibilidade normal ao sol;
Pessoas com fototipo cutâneo de pele clara a média estão classificadas no nível 3. Pessoas com cabelo louro escuro ou castanho têm geralmente este fototipo. A pele é um pouco mais escura que os níveis 1 e 2 e já possui certa resistência ao sol. A região cutânea apresenta uma leve sensibilidade à radiação solar, podendo até bronzear com o tempo de forma progressiva. Se não houver proteção, essa pele também queima, por isso é importante proteção no mínimo de FPS 30.
4 – Pele morena moderada. Queima (pouco) – sempre bronzeia – sensibilidade normal ao sol;
A pele morena moderada comumente é classificada para pessoas de cabelo e tom de pele castanho claro. A região é mais resistente aos impactos dos raios UV. Por isso, bronzeia facilmente e queima muito pouco, por também ter sensibilidade normal ao sol. Ainda assim, quem tem este fototipo nunca deve usar um protetor solar com fator de proteção inferior a 15.
5 – Pele morena escura. Queima (raramente) – sempre bronzeia – pouco sensível ao sol;
Pessoas de pele morena e negra clara estão no nível 5. Suas peles raramente se queimam e sempre ficam com um bronzeado, por ser pouco sensível ao sol. As pessoas com cabelo castanho ou preto (além da cor de pele) têm geralmente este fototipo de pele. O protetor solar deve ser a partir de 15 FPS.
6 – Pele negra. Nunca queima – totalmente pigmentada – insensível ao sol.
Esse é o fototipo das pessoas com pele escura ou muito escura, e que quase sempre têm cabelo preto. Este tipo cutâneo raramente queima por ser totalmente pigmentado e ter uma proteção “natural” aos raios solares devido à grande quantidade de melanina. Mesmo assim, quem pertence a este fototipo deve usar um protetor solar com um nível de proteção maior de 15 FPS.
Para determinar exatamente qual o seu fototipo, a dermatologista leva em conta a cor dos seus olhos, a cor natural do seu cabelo e de sua pele (antes de se bronzear), a quantidade de sardas que você tem no corpo, a sua reação à exposição solar prolongada, o seu nível de bronzeamento e o grau de sensibilidade do seu rosto ao sol.
Ficou com dúvidas? Procure uma dermatologista, que é a profissional adequada para identificar corretamente o seu tipo de pele e indicar os tratamentos e cuidados específicos para o seu tipo de pele.
Ainda com dúvidas sobre tipos de pele?
A dermatologista Dra. Camila Nemoto (CRM 15880 RQE 12052) pode te ajudar. Clique aqui!
Leia mais conteúdos do nosso blog:
Dúvidas sobre botox? A gente esclarece!
Confira aqui tudo que você precisa saber sobre o câncer de pele!
A beleza de cada um: como a cosmiatria pode potencializar o que há de mais belo em cada pessoa.
Deixe seu comentário: