
Drenagem linfática: conheça os benefícios desta técnica de massagem
Você já deve ter ouvido falar de drenagem linfática, né? Mas você conhece todos os benefícios deste procedimento estético? Neste artigo a fisioterapeuta dermatofuncional de Florianópolis da Clínica Harmoniza, Daniele Maciel de Souza (CREFITO 147.208-F), vai explicar para você o que é a drenagem linfática e o que ela pode proporcionar para o seu corpo!
Os benefícios da drenagem linfática
Primeiro vamos falar de alguns dos principais benefícios desta técnica de massagem.
Abaixo, listamos as principais melhoras que você verá no seu corpo:
- Combate ao inchaço com a minimização de líquidos;
- Combate à celulite;
- Auxílio na recuperação de lesões e hematomas;
- Favorecimento de cicatrização;
- Melhora na circulação sanguínea;
- Eliminação de toxinas.
A drenagem linfática é muito indicada para mulheres grávidas, para quem tem celulites, para o pós-operatório de cirurgias plásticas e também em casos de linfedema ou pós-mastectomia.
Compreendendo a técnica
Mas, afinal, o que é a drenagem linfática? Antes de falar desta técnica de massagem, vamos explicar como funciona o sistema linfático no nosso corpo.
O sistema linfático é composto de uma rede de vasos que leva para a corrente sanguínea o excesso de fluidos dos tecidos e dos órgãos (linfa). O processo de chegada dos fluidos aos tecidos é mais intenso que o da saída. Desta forma, há excesso de líquido no espaço entre as células, que é, então, reabsorvido pelos capilares linfáticos. Portanto, o fluido dos tecidos que não volta aos vãos sanguíneos é drenado para os capilares linfáticos existentes entre as células.
A drenagem linfática vai auxiliar no aumento do volume e da velocidade da linfa a ser transportada pelos vasos e ductos linfáticos, por meio de manobras que imitem o bombeamento fisiológico. Ela tem influência no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal, dentre outras funções.
Mas atenção: A drenagem linfática não tem como objetivo emagrecer. Pois ela não elimina gordura e sim ajuda a diminuir o volume, uma vez que elimina os líquidos que causam o inchaço corporal.
Como é feita a drenagem linfática?
Ela pode ser manual ou mecânica, mas seus benefícios são semelhantes.
Por ser uma técnica de massagem específica, a manual deve ser realizada por profissionais devidamente habilitados. Isso inclui fisioterapeutas e massoterapeutas.
A técnica consiste em manobras suaves, lentas, monótonas e rítmicas feita com as mãos, que devem obedecer ao trajeto do sistema linfático superficial, sem uso de força ou velocidade excessiva.
Por fim, este é um tratamento que deve ser feito de forma frequente para ter resultados. Geralmente as sessões duram de 30 a 40 minutos, sendo indicada de 1 a 3 vezes por semana.
Quer fazer drenagem linfática em Florianópolis?
A fisioterapeuta dermatofuncional Daniele Maciel de Souza (CREFITO 147.208-F) atende na Clínica Harmoniza e pode ajudar você. Marque uma consulta ligando para (48) 3365-4239 ou (48) 9 9191-0935.
Leia mais:
Os benefícios da criofrequência facial
Peeling de diamante promove uma esfoliação profunda da pele
Deixe seu comentário: