
Como surgem as varizes e como preveni-las?
As varizes são veias tortuosas e dilatadas que não funcionam com eficiência no corpo. Elas prejudicam a circulação natural do sangue e acarretam em inchaço, queimação, sensação de peso e dores nas pernas e pés. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.
De acordo com a Dra. Andréia Freitas (CRM 18725 – RQE 17596), cirurgiã vascular da Clínica Harmoniza, os vasinhos (telangiectasias), que parecem teias de aranha, podem ser o primeiro sinal de que algo não está funcionando bem no seu corpo. Por isso, as intervenções sem a avaliação de sua saúde vascular podem gerar sérias consequências como flebite, úlceras ou trombose.
Na grande maioria das vezes a queixa principal das varizes é a estética. Na posição de pé as veias ficam dilatadas, tortuosas e muito visíveis. Além disso, outros sinais e sintomas podem estar presentes. São comuns queimação nas pernas, coceira, cansaço, sensação de peso nas pernas e câimbras.
As varizes aparecem geralmente a partir de 30 anos e podem piorar com o passar dos anos. O principal fator de risco é a presença da doença na família. A obesidade também é um fator determinante, devido ao aumento da pressão sobre as veias pelo sobrepeso. Tabagismo, gravidez e sedentarismo também contribuem para o surgimento de varizes por dificultarem a circulação de sangue.
Mas então como prevenir-se contra as varizes?
A hereditariedade é o principal fator de risco para se ter varizes. Ou seja, se seu caso for de família, vai ser difícil evitar completamente o aparecimento das varizes. Mas tanto quem tem a predisposição quanto pessoas comuns podem focar na prevenção. Alguns fatores contribuem para favorecer o aparecimento das varizes ou agravar as varizes:
- Idade – costumam aparecer a partir de 30 anos de idade e podem piorar com o passar os anos;
- Sexo – as mulheres são mais propensas do que os homens; fatores hormonais da gestação, menstruação e menopausa parecem ter relação com a maior facilidade de dilatação das veias;
- Obesidade – o sobrepeso aumenta a pressão sobre as veias e dificulta o retorno venoso;
- Temperatura – exposição ao calor por tempo prolongado pode provocar dilatação das veias;
- Tabagismo – pesquisas revelam que a parede das veias também sofre as agressões das substâncias contidas nos cigarros;
- Gravidez – durante a gravidez a quantidade de sangue circulante aumenta e, portanto, aumenta o trabalho das veias;
- Sedentarismo – o movimento das pernas é muito importante para “bombear” o sangue das veias. Assim, ficar muito tempo sentado ou em pé parado é muito ruim para o trabalho das veias;
- Pílulas anticoncepcionais e reposição hormonal – os fatores hormonais, em especial a progesterona, provocam a dilatação das veias.
O que fazer em caso de aparecerem os primeiros sinais de varizes? Procure um angiologista ou cirurgião vascular. O tratamento de varizes e vasinhos é um procedimento médico e, por isso, não deixe de procurar um profissional capacitado para ajudar você.
Precisa de tratamento para vasinhos em Florianópolis?
A Dra. Andréia Freitas (CRM 18725 – RQE 17596) é cirurgiã vascular em Florianópolis e pode ajudar você! Marque uma consulta ligando para (48) 3365-4239 ou (48) 9 9191-0935.
Deixe seu comentário: