
Botox: 6 mitos e verdades sobre a toxina botulínica
Será que só dá para usar botox para reduzir linhas de expressão? Existe idade para fazer o procedimento? Quanto tempo dura o efeito do botox? É verdade que a pessoa fica “sem expressão” quando se aplica a toxina botulínica?
São muitas as dúvidas sobre o famoso botox. Por isso a Dra. Camila Nemoto, dermatologista da Clínica Harmoniza, de Florianópolis, resolveu reunir aqui os principais mitos e verdades quando se fala da aplicação da toxina botulínica.
1 – A toxina botulínica só é indicada para suavizar linhas de expressão.
MITO. Esse é um dos principais motivos de quem procura o botox, mas há dezenas de outras formas de usar a toxina botulínica. Além de suavizar linhas de expressão e rugas profundas, ela também é usada para arquear as sobrancelhas, arrebitar levemente a ponta do nariz, e disfarçar a gengiva aparente ao sorrir, combate o excesso de suor nas axilas, mãos e pés. Ele ainda corrige o estrabismo e trata dores de cabeça e distúrbios da articulação (nesses casos, a aplicação é feita por médicos de outras especialidades).
2 – Não há idade para usar botox.
VERDADE. Como é um procedimento considerado não invasivo e muito seguro, não há idade específica para se aplicar o botox. Mas o bom senso diz que, para fins estéticos, é melhor ser usado após os 25 anos ou quando as rugas de expressão permanecem na pele, mesmo quando o rosto está relaxado. A toxina botulínica trará os melhores resultados quando utilizado para prevenir as rugas profundas na face.
3 – O botox deixa a pessoa “sem expressão”
MITO. O botox é um dos tratamentos mais utilizados hoje, e, quando aplicado de forma correta por um profissional qualificado, tem um efeito muito seguro e satisfatório. Houve durante um tempo certo medo por parte de algumas pessoas que pensavam que ficariam “sem expressão” com a aplicação da toxina, mas isso não ocorre, se feito da forma correta. Ao contrário do que muitos acreditam, o botox não paralisa e nem congela as expressões faciais.
4 – O efeito do botox é permanente.
MITO. Importante lembrar que o efeito é temporário e localizado, ou seja, apenas no local da aplicação. Os efeitos da toxina botulínica podem levar até 15 dias para aparecer. Por volta do quarto mês, ele começa a se diluir progressivamente e, em geral, dura até seis meses, dependendo de cada caso. Ah, e o botox pode ser aplicado em qualquer época do ano, verão ou inverno!
5 – Há poucos efeitos colaterais na aplicação de botox.
VERDADE. Os efeitos colaterais são mínimos e relacionam-se com a injeção local. Dor ou edema podem surgir em torno do local da injeção. Maquiagem pode ser usada após o tratamento, mas é preciso ter cuidado para não pressionar ou massagear a área após algumas horas do procedimento. Em casos raros, os pacientes podem desenvolver fraqueza temporária dos músculos vizinhos, ou dor de cabeça, ou sobrancelha e/ou pálpebra caída, também temporariamente. A aplicação é feita por meio de pequenas injeções em locais a serem tratados, e podem ser utilizados anestésicos tópicos para amenizar o desconforto da aplicação.
Após a aplicação, são necessários alguns cuidados. É preciso evitar atividades físicas até o dia seguinte, evitar se deitar por 2 horas, e não massagear a área nos locais de aplicação.
6 – Ao invés de botox, posso usar cremes que darão o mesmo efeito.
MITO. Há muitos cremes que prometem resultados iguais aos obtidos com a aplicação de toxina botulínica tipo A. Mas isso não é verdade. Primeiro porque não existe nenhum creme com a toxina em sua formulação. Segundo, porque os cremes agem de forma superficial na pele, essencialmente promovendo hidratação e atenuando as rugas mais finas. O botox vai atuar diretamente no músculo responsável pela formação das rugas de expressão, por isso só ele conseguirá promover o efetivo relaxamento da musculatura e o resultado adequado.
Quer aplicar botox em Florianópolis? A dermatologista Dra. Camila Nemoto (CRM 15880 RQE 12052) pode te ajudar. Clique aqui ou ligue para (48) 99191-0935!
Deixe seu comentário: