
Bigode chinês: como tratar e amenizar esse problema?
Incômodo para muita gente, o famoso bigode chinês é uma característica natural do envelhecimento da pele e surge com o avançar da idade. Mas, calma. Tem tratamento! Neste texto vamos te mostrar os principais cuidados para evitar o bigode chinês e quais procedimentos estéticos podem ajudar a amenizar essas rugas.
Como surge o bigode chinês?
O bigode chinês nada mais é do que um tipo de ruga localizada ao redor da boca, que pode ir do nariz até abaixo dos cantos dos lábios. O nome correto dessa característica é sulco nasogeniano e é causado pelo envelhecimento da pele. Com o envelhecimento natural da pele, ocorre perda de gordura, atrofia dos músculos e desgaste do colágeno. Além do envelhecimento e da predisposição genética, alguns hábitos podem contribuir para o aparecimento do bigode chinês, como o tabagismo, a exposição prolongada ao sol e a má alimentação, pois também levam à perda de elasticidade na pele e flacidez. Esses traços podem surgir a partir dos 30 anos, quando as pessoas começam a perder colágeno.
A profundidade do bigode varia em cada mulher e pode ser acentuada pela diminuição de fibras musculares, pela atrofia óssea, pela ação da gravidade, posição ao dormir (dormir “de lado”), atividades físicas extenuantes, entre outros.
É possível eliminá-lo?
Há diversos procedimentos estéticos que contribuem para a melhora e a suavização do bigode chinês. Dermocosméticos e procedimentos de consultório, como o preenchimento facial, podem auxiliar a paciente. Assim como produtos para tratamento tópico, uso de medicamentos via oral, preenchedores com ácido hialurônico, radiofrequência, infravermelho, laser, entre outros.
Mas é importante lembrar que o envelhecimento é algo natural e contínuo da pele do ser humano.Ou seja, os tratamentos vão ter sim uma boa eficácia, mas aos poucos o bigode chinês pode retornar com o passar dos anos. Por isso, para retardar o envelhecimento, é preciso ter hábitos de vida saudáveis. Exercícios físicos adequados (ao menos três vezes por semana), e associados à alimentação saudável.
Procedimento para minimizar o bigode chinês
A melhor forma de diminuir o bigode chinês é por meio do preenchimento, principalmente os feitos com ácido hialurônico para preencher algumas regiões estratégicas do rosto.
– Quanto tempo dura a sessão de preenchimento ?
O tempo de duração do procedimento gira em torno de 20 a 40 minutos, dependendo do tipo de procedimento.
– O procedimento é doloroso?
A sensibilidade varia de acordo com cada pessoa, mas normalmente é pouco doloroso. Anestésico tópico é utilizado para diminuir a sensibilidade à puntura da agulha. Após a aplicação do produto, a área pode ficar levemente avermelhada e inchada. Alergias, gestação, amamentação, doenças prévias, tabagismo e uso de medicação rotineira devem ser informados ao médico. O risco de alergia é raro.
Quais os cuidados que devem ser tomados após a aplicação. Pode-se usar cremes no rosto depois?
São poucos os cuidados após a aplicação, e a maioria das pessoas pode retornar às suas atividades normais, inclusive trabalhar, logo após o procedimento. Não existe down-time. Orienta-se evitar exercícios e atividades vigorosas no dia da aplicação. Após o preenchimento pode-se aplicar compressas frias para melhorar o edema. No caso de equimoses (manchas roxas) deve-se evitar a exposição solar até a completa melhora das manchas e sempre utilizar protetor solar.
No dia do procedimento, o ideal é evitar a manipulação dos locais onde os mesmos foram aplicados, colocando compressas geladas nos locais, com a intenção de evitar edemas e possíveis hematomas.
O uso de maquiagens e a maioria dos cremes de uso habitual são permitidos logo após o procedimento.
– O procedimento é seguro?
Os preenchedores são muito seguros e as complicações mais comuns são inchaço e infecção, que são complicações relativamente benignas, sem efeitos colaterais permanentes. Por outro lado, a oclusão vascular é uma complicação extremamente rara que foi notificada nos últimos anos. Ela é mais frequente em preenchimentos realizados em áreas de risco, como glabela (região entre as sobrancelhas) e nariz. Por isso, é importante que os pacientes entendam os riscos e escolham profissionais habilitados antes de realizar o procedimento.
– Quanto tempo dura o efeito ?
O tempo de duração dependerá do local preenchido e do material utilizado, podendo durar de 9 meses a 2 anos, de acordo com alguns fatores que a sua dermatologista poderá orientar. Alguns estudos mostram que aplicações sucessivas tendem a melhorar os efeitos dos preenchedores. Caso a pessoa deseja retirar parte do produto, pode ser aplicada uma substância que ajuda a dissolver o ácido hialurônico.
Antes de seguir um tratamento é fundamental que você consulte uma dermatologista. É ela que poderá analisar corretamente sua pele, seus hábitos e indicar o melhor tratamento para você.
Ainda com dúvidas?
A dermatologista Dra. Camila Nemoto (CRM 15880 RQE 12052) pode te ajudar. Clique aqui!
Deixe seu comentário: